@@gian-carlo-ceriotti
No post abaixo tem todas informações de como fazer a IE de substituto tributário. Se tiver ainda dúvidas poderá acessar também o chat da Sefaz que fica na página principal no final da página e falar com nossos atendentes.
http://www.sefaz.mt.gov.br/forum/postid/2138/
Após o credenciamento do contabilista, habilitado junto ao CRC/MT (ou CRC secundário) poderá acessar e fazer login e senha:
Acesso aos Serviços - Solicitação de Senha para Contabilista
O primeiro passo para o contabilista ter Acesso aos Serviços é se credenciar no Portal da SEFAZ-MT, caso já habilitado junto ao CRC/MT (ou CRC secundário).
Para iniciar a solicitação de senha é necessário acessar o site da SEFAZ/MT pelo endereço http://www5.sefaz.mt.gov.br/ no Menu de SERVIÇOS > CONTABILISTA > CREDENCIAMENTO: Solicitação de Senha para Contabilista (Será encaminhado um código de liberação para o e-mail do contabilista cadastrado junto ao CRC/MT); e em seguida retornar no CREDENCIAMENTO e fazer a Liberação de Senha para Contabilista (é necessário informar o código de liberação disponibilizado no e-mail do contabilista).
Não será cobrada Taxa de Serviços Estaduais - TSE para a solicitação de senha pelo contabilista.
Quando já devidamente credenciado, o profissional deverá fazer o login no ambiente Fazendário, acessando o Menu SERVIÇOS > CONTABILISTA: Acessar serviços para poder iniciar as suas atividades.
2. Principais causas de rejeições quando da solicitação de Senha para Contabilista
Para que não ocorram rejeições na solicitação de senha, ou mesmo para qualquer outro serviço que envolva o CRC do profissional, devem ser verificados os dados do contabilista inseridos no sistema da SEFAZ.
Seguem abaixo algumas instruções:
1- Verificar se o contabilista está devidamente habilitado e regular junto ao CRC/MT. Veja aqui as orientações
2- Caso o Contabilista seja de outra Unidade Federativa deverá providenciar o registro secundário, verificar a sua liberação de uso pelo Conselho mato-grossense e a disponibilização de seus dados na Sefaz;
3- Verificar se está digitando corretamente os dados do seu CRC:
O CRC deve ser informado com a Sigla do Estado, a sequência de números, as letras “OO” para originários e “OS” para secundários, e incluir o último dígito numérico (Importante: não deve ser inserido nenhum caractere especial: ponto, traços, barras).
Exemplo de Formato CRC do Contabilista MT
O número do CRC do contabilista mato-grossense é composto de 11 dígitos, iniciando-se pelo “MT” (Sigla do Estado), uma sequência de números, a letra “OO” (originário) e o último dígito numérico.
CRC: MT000440OO8
Exemplo de Formato CRC do Contabilista de Outra UF
O número do CRC do contabilista de outra UF é composto de 11 dígitos, iniciando-se pela sigla do Estado de origem, uma sequência de números, a letra “OO” para originários e “OS” para secundários, e o último dígito numérico.
CRC: XX000440OS8