O que um contabilista precisa fazer para poder representar uma empresa no estado de Mato Grosso?
O que um contabilista precisa fazer para poder representar uma empresa no estado de Mato Grosso?
Conforme orientado em postagem anterior, segue demais orientações:
O contabilista deve obter o CRC Secundário no CRC/MT. O requerimento está disponível no site oficial do CRC/MT em SERVIÇOS ON LINE> COMUNICAÇÃO DO EXERCÍCIO EM OUTRA JURISDIÇÃO pelo Link de acesso https://servicos.crcmt.org.br:444/spwmt/ConsultaCadastral/Principal.aspx
Após o cadastro aprovado pelo CRC/MT, o contabilista solicitará uma senha no site da SEFAZ/MT.
É de responsabilidade do profissional contabilista manter a regular atualização cadastral de seus dados no CRC/MT, inclusive a do Contabilista de outra UF – CRC Secundário, para que tais informações estejam disponíveis no banco de dados da SEFAZ, conforme Convênio supra informado.
Para o credenciamento de novo contabilista, nesta instituição, este já deverá constar arrolado em nosso banco de dados, conforme disponibilizado pelo CRC/MT.
Para o caso de atualização Cadastral também é exclusivamente no CRC/MT. Para mais orientações Veja aqui.
1. Credenciamento de Contabilistas junto à SEFAZ
Em cumprimento ao artigo 32 da Portaria SEFAZ 005/2014, é obrigatória a indicação do contabilista, escritório individual ou organização contábil responsável pela escrituração fiscal do estabelecimento, nos documentos de cadastramento, alteração cadastral e outros exigidos na legislação tributária mato-grossense.
1.2. Acesso aos Serviços - Solicitação de Senha para Contabilista
O primeiro passo para o contabilista ter Acesso aos Serviços é se credenciar no Portal da SEFAZ-MT, caso já habilitado junto ao CRC/MT (ou CRC secundário).
Para iniciar a solicitação de senha é necessário acessar o site da SEFAZ/MT pelo endereço http://www5.sefaz.mt.gov.br/ no Menu de SERVIÇOS > CONTABILISTA > CREDENCIAMENTO: Solicitação de Senha para Contabilista (Será encaminhado um código de liberação para o e-mail do contabilista cadastrado junto ao CRC/MT); e em seguida retornar no CREDENCIAMENTO e fazer a Liberação de Senha para Contabilista (é necessário informar o código de liberação disponibilizado no e-mail do contabilista).
Não será cobrada Taxa de Serviços Estaduais - TSE para a solicitação de senha pelo contabilista.
Quando já devidamente credenciado, o profissional deverá fazer o login no ambiente Fazendário, acessando o Menu SERVIÇOS > CONTABILISTA: Acessar serviços para poder iniciar as suas atividades.
2. Principais causas de rejeições quando da solicitação de Senha para Contabilista
Para que não ocorram rejeições na solicitação de senha, ou mesmo para qualquer outro serviço que envolva o CRC do profissional, devem ser verificados os dados do contabilista inseridos no sistema da SEFAZ.
Seguem abaixo algumas instruções:
1- Verificar se o contabilista está devidamente habilitado e regular junto ao CRC/MT. Veja aqui as orientações
2- Caso o Contabilista seja de outra Unidade Federativa deverá providenciar o registro secundário, verificar a sua liberação de uso pelo Conselho mato-grossense e a disponibilização de seus dados na Sefaz;
3- Verificar se está digitando corretamente os dados do seu CRC:
O CRC deve ser informado com a Sigla do Estado, a sequência de números, as letras “OO” para originários e “OS” para secundários, e incluir o último dígito numérico (Importante: não deve ser inserido nenhum caractere especial: ponto, traços, barras).
Exemplo de Formato CRC do Contabilista MT
O número do CRC do contabilista mato-grossense é composto de 11 dígitos, iniciando-se pelo “MT” (Sigla do Estado), uma sequência de números, a letra “OO” (originário) e o último dígito numérico.
CRC: MT000440OO8
Exemplo de Formato CRC do Contabilista de Outra UF
O número do CRC do contabilista de outra UF é composto de 11 dígitos, iniciando-se pela sigla do Estado de origem, uma sequência de números, a letra “OO” para originários e “OS” para secundários, e o último dígito numérico.
CRC: XX000440OS8
4 - Caso o erro persista entre em contato com a nossa central de atendimento abrindo um chamado no Portal de Serviços da SEFAZ/MT, seguindo o procedimento abaixo:
Será gerado um Ticket de atendimento que pode ser monitorado na área Minhas Solicitações. Ressaltando que o solicitante também será comunicado da resposta via e-mail(1).
(1) As mensagens de resposta somente serão enviadas para o e-mail constante para o CPF ou para o CNPJ do requerente, de acordo com o banco de dados da SEFAZ ou do cartão CNPJ.
Conforme post abaixo, a SEFAZ/MT adotou novos procedimentos sobre o SEFAZ PARA VOCÊ:
http://www.sefaz.mt.gov.br/forum/como-funciona/registro-de-tickets-no-sefaz-para-voce/#post-24731