Notifications
Clear all

NOVIDADE! A Sefaz/MT informa que simplificou o procedimento de atualização ou alteração de dados de Pessoa Física ou Jurídica, não inscritas como contribuinte

14 Posts
6 Usuários
1 Reactions
8,059 Visualizações
Posts: 425
Usuário validado
Topic starter
(@procedimentos)
Noble Member
Entrou: 2 anos atrás

Qual o procedimento para atualização ou alteração de dados de pessoa física ou jurídica não contribuinte do ICMS no Estado de Mato Grosso?

13 Respostas
Adilson
Posts: 861
Admin
(@adilson)
Membro
Entrou: 2 anos atrás

Com grande satisfação, a SEFAZ-MT informa sobre o lançamento de novas funcionalidades que simplificam e agilizam o processo de atualização de informações para pessoas físicas e jurídicas não inscritas.

Essa modernização atende plenamente às necessidades dos cidadãos e demais usuários, permitindo que eles efetuem atualizações diretamente no sistema da SEFAZ, sem a necessidade de abrir tickets ou se deslocarem para uma unidade de atendimento presencial.

Em situações onde a atualização técnica não seja viável, o interessado tem a opção de buscar assistência em uma Unidade de Serviço Conveniada ou em uma Unidade de Ganha Tempo do Estado.

Meios de contato e localização das nossas unidades fazendárias, clique aqui

A partir de agora, as atualizações serão realizadas da seguinte forma:

Para Pessoas Físicas – via GOV BR:

  1. Acesse o link:

https://www.sefaz.mt.gov.br/acesso/pages/login/login-cidadao.xhtml

  1. Selecione o ícone "GOV BR".
  2. Insira seu CPF e a senha do GOV BR.
  3. Escolha "Cadastro" e, em seguida, "Alteração Cadastral por eCPF".
  4. Na parte direita da tela, realize as alterações necessárias.
  5. Por fim, clique em "Atualizar".

Para Pessoas Jurídicas – via Certificado Digital:

  1. Acesse o link:

https://www.sefaz.mt.gov.br/acesso/pages/login/login-cidadao.xhtml

  1. Insira o Certificado Digital em seu computador.
  2. Selecione o ícone "ICP Brasil".
  3. Escolha o certificado e clique em "OK".
  4. Digite a senha PIN do certificado.
  5. Em "Tipo de Acesso", selecione "Pessoa Jurídica – eCNPJ".
  6. Escolha "Cadastro" e, em seguida, "Alteração Cadastral por eCNPJ".
  7. Na parte direita da tela, realize as alterações necessárias.
  8. Por fim, clique em "Atualizar".

Além da atualização cadastral, estão disponíveis as seguintes funcionalidades neste novo acesso:

Certidão Negativa de Débito: emita certidões e relatórios de irregularidades, além de visualizar as certidões emitidas anteriormente;

Nota Fiscal Avulsa Eletrônica – NFA-e: faça emissões com facilidade;

Sistema de Arrecadação: consulte os documentos pagos, na opção consulte documentos de arrecadação.

Atualize seus dados de forma descomplicada e aproveite as funcionalidades adicionais que oferecemos.

A atualização dos dados pode ser realizada no PC ou notebook, e pelo celular (quando o navegador seja compatível com o modo "para computador").

Em situações onde a atualização técnica não seja viável, o interessado tem a opção de buscar assistência em uma Unidade de Serviço Conveniada ou em uma Unidade de Ganha Tempo do Estado.

Para que o interessado tenha acesso a essas funcionalidades é obrigatório que ele possua os níveis OURO ou PRATA.

O que são os níveis da conta gov.br?

A conta gov.br possui três níveis: ouro, prata e bronze.

Os três níveis da conta gov.br refletem a forma como ela é criada ou validada e diferenciam algumas características da conta quanto aos aspectos:

  • Grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário ao criar a conta gov.br, ou seja, quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados;
  • Os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados; e
  • As transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.

Dessa forma, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta.

PRATA ou OURO

Para aumentar o nível da sua conta gov.br de bronze para prata ou ouro, você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações por lá, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em "Selos de Confiabilidade".

 

 

Responder
6 Respostas
(@joaquim-henrique-elias-soares)
Entrou: 8 meses atrás

New Member
Posts: 4

@adilson Boa tarde! Fiz conforme orientado, mas deu o erro conforme arq anexo

 WhatsApp Image 2024 03 28 at 12.36.04 PM
Responder
Adilson
Admin
(@adilson)
Entrou: 2 anos atrás

Membro
Posts: 861

@joaquim-henrique-elias-soares Neste caso o atendimento somente poderá ser realizado pela nossa unidade fazendária, devendo abrir um ticket de atendimento no SEFAZ PARA VOCÊ, ou podendo se dirigir a uma Unidade do Ganha Tempo, ou nas Unidades de Serviço Conveniada, conforme relação informada abaixo.

Verifique os endereços das nossas unidades fazendárias, clicando aqui

Responder
(@jaque-angelo)
Entrou: 8 meses atrás

Active Member
Posts: 5

@adilson No meu caso está ocorrendo exatamente como no print enviado pelo @joaquim-henrique-elias-soares. Porém, abri umticket no Sefaz pra você e me responderam apenas com o link do fórum, no qual constam as orientações que já segui e o erro persiste: Error 500: INTERNAL_SERVER_ERROR
Nesse caso devo abrir outra solicitação no Sefaz pra você? Ou o sistema da Sefaz está com algum problema q devo esperar ser regularizado? Grata.

Responder
(@vagner-costa)
Entrou: 1 ano atrás

Active Member
Posts: 4

@jaque-angelo colocar o PAÍS QUE VAI DAR CERTO

Responder
(@jaque-angelo)
Entrou: 8 meses atrás

Active Member
Posts: 5

@vagner-costa MUUUUUITO OBRIGADA! DEU CERTO. NEM ACREDITO...

Responder
(@vagner-costa)
Entrou: 1 ano atrás

Active Member
Posts: 4
Adilson
Posts: 861
Admin
(@adilson)
Membro
Entrou: 2 anos atrás

@jaque-angelo Por favor, abra um novo ticket, anexando o print do erro, e explicando os motivos desse pedido, e,  alternativamente, caso seja possível, adote um dos outros procedimentos sugeridos anteriormente. 

Responder
2 Respostas
(@jaque-angelo)
Entrou: 8 meses atrás

Active Member
Posts: 5

@adilson, agradeço a atenção, mas segui a orientação do @vagner-costa ref. à inclusão do país e já deu certo. Obrigada!

Responder
Adilson
Admin
(@adilson)
Entrou: 2 anos atrás

Membro
Posts: 861

@jaque-angelo A Sefaz agradece seu feedback.

Responder
Posts: 3
 Ana
(@ana-silva)
Active Member
Entrou: 6 meses atrás

Boa tarde!

Preciso incluir o e-mail de um CNPJ que não tenho o eCNPJ, pois só tenho o certificado da matriz e o CNPJ que preciso incluir o e-mail é de uma filial. Acessando o link acima com o eCNPJ da matriz não tem opção de alterar o CNPJ. Gostaria de saber como devo proceder. Já abri eticket duas vezes e recebo mensagem automotica com o link acima.

Responder
1 Reply
Adilson
Admin
(@adilson)
Entrou: 2 anos atrás

Membro
Posts: 861

@ana-silva Diante dessa especificidade o interessado deve solicitar através do SEFAZ PARA VOCÊ, descrevendo detalhadamente os impedimentos de se fazer pelo GOV.BR, para que possamos atender. Inclusive anexando um print deste post.

Responder
Adilson
Posts: 861
Admin
(@adilson)
Membro
Entrou: 2 anos atrás

Conforme post abaixo, a SEFAZ/MT adotou novos procedimentos sobre o SEFAZ PARA VOCÊ:

http://www.sefaz.mt.gov.br/forum/como-funciona/registro-de-tickets-no-sefaz-para-voce/#post-24731

 

Responder
Compartilhar: