Notifications
Clear all

PESSOA FÍSICA DEPOSITO FECHADO

6 Posts
4 Usuários
0 Reactions
213 Visualizações
Posts: 16
Topic starter
(@joaquim-pedro)
Eminent Member
Entrou: 8 meses atrás

Bom dia,

 

um grupo de produtores rurais, cada um com suas propriedades de exploração individual, tendo dificuldade em armazenar seus grãos após a colheita constituiu um comodato (IE na pessoa física) em uma pequena propriedade rural e realizaram em conjunto a construção de um grande depósito de grãos. Agora ao final da obra fica o questionamento, essa inscrição estadual aberta na pessoa física poderia incluir CNAE de deposito fechado? Uma vez que esse deposito apenas irá receber grãos das propriedades dos comodantes. Se não for possível a inclusão do CNAE, qual os parâmetros do ICMS para a situação em questão? Onde cada produtor (exploração individual) depositará seus grãos nesse deposito fechado (comodato) e a circulação de mercadoria das vendas que eles realizarem ocorrerá a partir do depósito, sendo necessário a emissão da remessa para depósito e o respectivo retorno simbólico para posterior emissão da NFE de venda pelo produtor (exploração individual).

5 Respostas
Posts: 467
Admin
(@rafaela-hosana)
Membro
Entrou: 1 ano atrás

@Eliana Delmondes 

Responder
2 Respostas
Usuário validado
(@eliana_delmondes)
Entrou: 1 ano atrás

Honorable Member
Posts: 483

Boa tarde!

Informamos que não é possível a inclusão do CNAE de depósito fechado na IE de produtor rural pessoa física-condomínio, uma vez que Condômino: Quando houver mais de uma pessoa na mesma escritura explorando em conjunto a propriedade, ou propriedades distintas, sendo obrigatória a lavratura de contrato de convenção de condomínio.

A área de depósito dentro de uma propriedade somente poderá ser utilizada para a atividade do próprio produtor rural, não podendo ser utilizada como atividade comercial.

Responder
(@joaquim-pedro)
Entrou: 8 meses atrás

Eminent Member
Posts: 16

@eliana_delmondes Boa tarde, complementando o questionamento. Existe previsão para que os produtores integrantes do comodato possam transferir e armazenar seus grãos nesse deposito por eles construído. Ocorre que única propriedade explorada em conjunto é a fazenda onde foi construído o armazém. Porém, cada produtor explora suas próprias fazendas individualmente.

Responder
Posts: 483
Usuário validado
(@eliana_delmondes)
Honorable Member
Entrou: 1 ano atrás

Boa tarde!

A Port 005/2014, não traz essa previsão.

Responder
Adilson
Posts: 815
Admin
(@adilson)
Membro
Entrou: 1 ano atrás
Responder
Compartilhar: