Boa tarde a todos!
Trabalho em um escritório de contabilidade onde opero a rotina fiscal, recentemente migramos para um novo sistema onde percebemos uma lentidão em nossa rotina, abrimos um suporte onde surgiu o seguinte questionamento por parte do nosso provedor:
-> A etapa que possui "maior tempo na importação/lentidão" é a etapa "Processando notas".
Esta etapa e o processo que o sistema esta acessando o navegador, acessando o SEFAZ e realizando o download das notas para o banco de dados.
O que ocorre e que o "Domínio Web" utiliza um "IP Internacional" onde esta latência é maior, ou seja, o download será mais lento que no banco local, (considerando também a velocidade de internet);
Assim sendo, identificou que não trata-se de uma lentidão no processo de importação das notas por completo, e sim de uma diferença no tempo de download das notas para o banco no servidor Domínio Web e local.
Essa diferença no tempo já é esperada, conforme indicado acima.
Como exemplo, se o cliente que é local realize teste dentro de uma VPN com IP internacional. A latência será maior para acesso ao site do SEFAZ e consequentemente o tempo de download das notas será maior que um teste fora da VPN.
Como paliativo, poderá utilizar uma outra rotina de importação, como por exemplo a importação padrão NF-e arquivo XML.
OBS: Podemos estar solicitando uma melhoria para criação de uma rotina de importação via Webservice e assim melhorar o tempo de busca, porém isso é possível, caso o SEFAZ MT utilize webservice. Favor nos confirmar se o SEFAZ MT utiliza também webservice?
Seguimos a disposição.
Se puderem me responder quanto ao questionamento ficarei grato. Obrigado pela atenção.