Notifications
Clear all

[Resolvido] Emissão de CT-e em Mato Grosso pelo MEI-Micro Empreendedor Individual em substituição ao CTA-e

8 Posts
4 Usuários
3 Reactions
1,616 Visualizações
Posts: 422
Usuário validado
Topic starter
(@procedimentos)
Noble Member
Entrou: 1 ano atrás

Atualmente o transportador autônomo enquadrado como MEI-Micro Empreendedor Individual em Mato Grosso poderá emitir o CT-e, em substituição ao CTA-e.

7 Respostas
Adilson
Posts: 784
Admin
(@adilson)
Membro
Entrou: 1 ano atrás

Com o objetivo de facilitar a emissão do CT-e-Conhecimento de Transporte Eletrônico pelos contribuintes mato-grossense, a SEFAZ/MT comunica que se encontra liberado para os contribuintes enquadrados como MEI-Micro Empreendedor Individual a utilização do CT-e na operações de transporte de mercadorias.

Com esta medida o contribuinte que requerer o credenciamento voluntário para emissão do CT-e, ficará impedido de continuar a utilizar o CTA-e/Conhecimento de Transporte Avulso Eletrônico; no entanto, não precisará mais se dirigir a uma Agência Fazendária para emissão do documento avulso.

Sendo assim, os contribuintes interessados, deverão fazer o credenciamento voluntário para emissão do documento, devendo acessar o sistema fazendário, através da senha de contribuinte, e acessar o link de SISTEMA DE CREDENCIAMENTO ESPECIAL, Credenciamento Contribuinte MEI para Emissão de CT-e, e seguir preenchendo os campos obrigatórios do sistema, até sua finalização.

ATENÇÃO

Ressaltamos que o MEI que optar pelo credenciamento voluntário para emissão do CT-e, estará sujeito às mesmas regras aplicáveis aos demais contribuintes, devendo observar a legislação vigente constante da Portaria nº 336/2012-SEFAZ, bem como o MOC-Manual de Orientação do Contribuinte.

Cabe informar que a SEFAZ/MT não fornece programa emissor de CT-e, e que o mesmo deverá ser adquirido pelo próprio contribuinte.

Maiores informações, acessar os links abaixo:

Portaria nº 336/2012-SEFAZ

MOC-Manual de Orientação do Contribuinte

Portal do Conhecimento

Portal do CT-e

Responder
1 Reply
(@wandersonschneiderdesousa)
Entrou: 1 ano atrás

Active Member
Posts: 3

@adilson Boa tarde!

Realizei a abertura de um MEI caminheiro na data de 01/02/2024, porem não estou achando o campo para fazer o credenciamento do CT-e no portal, apenas para NF-e, como proceder nessa situação?

Responder
Posts: 120
(@felipe-civa)
Reputable Member
Entrou: 1 ano atrás

Bom dia

o MEI- caminhoneiro pode fazer a  emissao de CTA online sem certificado digital, atraves de senha de contribuinte?

poderia me explicar a forma de se realizar tal documento fiscal por MEI?

 

Responder
Adilson
Posts: 784
Admin
(@adilson)
Membro
Entrou: 1 ano atrás

@felipe-civa O CTA-e é um documento emitido exclusivamente pela Sefaz/MT, não sendo possível sua emissão on-line pelo contribuinte através de senha.

Para sua emissão deverá solicitar em uma de nossas unidades fazendárias.

LISTA TELEFÔNICA

Responder
1 Reply
(@felipe-civa)
Entrou: 1 ano atrás

Reputable Member
Posts: 120
Posts: 120
(@felipe-civa)
Reputable Member
Entrou: 1 ano atrás
Responder
1 Reply
Adilson
Admin
(@adilson)
Entrou: 1 ano atrás

Membro
Posts: 784

@felipe-civa Dentre os contribuintes constantes do Inciso II da PORTARIA N° 216/2022-SEFAZ não diz que o MEI Caminhoneiro poderá aderir à NFF, porém traz a descrição de Transportador Rodoviário Autônomo de Cargas - TAC regularmente registrado no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas - RNTR-C da Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT, além do microprodutor rural e do segmento varejista optante pelo Simples Nacional nas vendas presenciais de mercadorias adquiridas de terceiros.

A inclusão de novos contribuintes será definida por segmentos, a critério da Secretaria Adjunta da Receita Pública - SARP/SEFAZ.

 

 

Responder
Compartilhar: