Notifications
Clear all

[Resolvido] Calculo Diferencial de alíquota a partir 01/01/2024 - Decreto 649/2023

59 Posts
22 Usuários
10 Reactions
10.6 K Visualizações
Posts: 6
(@11182964605)
Active Member
Entrou: 8 meses atrás

Olá, bom dia!
Sou contador em Minas Gerais e procurando esclarecimentos sobre o decreto 649/2023 encontrei este fórum da própria SEFAZ.

Antes, quero parabenizar a SEFAZ MT por esta iniciativa! Acredito que o compartilhamento de informações e um canal aberto para discussão ajuda toda classe trabalhadora que está imersa no mundo tributário.

Bem, venho ao fórum relatar um caso e buscar opinião dos nobres colegas atuantes com o RICMS/MT.

Tenho um cliente que realizou uma venda para não contribuinte do imposto onde foi devido o ICMS DIFAL da EC 87/2015.

O cálculo do imposto na nota fiscal foi feito conforme o convênio 236/2021 onde o valor do imposto a recolher resultou da diferença entre a alíquota interna e a interestadual. A base do imposto foi composta contemplando a alíquota interna de destino, foi utilizada base única do imposto.
Como exemplo trago dados reais da operação que aconteceu, conforme a nota fiscal emitida:
Operação foi de SP para MT: Alíquota interestadual de 7% e alíquota intraestadual de 17%
Valor da mercadoria sem imposto: R$ 96.668,44
Valor da operação com imposto: R$ 116.468,00
Base de cálculo do ICMS/OP: R$ 116.468,00
Valor do ICMS/OP 7%: R$ 8.152,76
Base do DIFAL EC 87/15: R$ 116.468,00
ICMS DIFAL EC 87/15: R$ 11.646,80

O valor do imposto foi recolhido antecipadamente.

Na barreira fiscal o fiscal atuou o meu cliente e exigiu o recolhimento complementar do DIFAL da EC 87/15 sob justificativa de que o cálculo teria sido feito em desacordo com a nova redação dada pelo decreto 649/2019.
Na atuação o fiscal realizou o seguinte cálculo:
Valor da Mercadoria: R$ 116.468,00
Base de cálculo do imposto: R$ 140.322,89
ICMS/OP:R$ 9.822,60
DIFAL EC 87/15: R$ 14.032,29