Notifications
Clear all

Venda de Sucata

9 Posts
6 Usuários
0 Reactions
2,092 Visualizações
Posts: 25
Topic starter
(@firmino)
Trusted Member
Entrou: 1 ano atrás

Bom dia, estabelecimento industrial incrito no MT, realiza venda de sucata de ferro para terceiro tambem inscrito no MT, essa operação por ser interna cabe o Diferimento do ICMS?

8 Respostas
Posts: 1034
Usuário validado
(@cardoso)
Noble Member
Entrou: 2 anos atrás

Bom dia Firmino,

Nas operações internas com sucata  pode se valer do diferimento do ICMS conforme reza o Art. 27 do Anexo VII, veja:

Art. 27 O lançamento do imposto incidente nas sucessivas saídas de papel usado ou aparas de papel, sucatas de metais, cacos de vidro, retalhos, fragmentos ou resíduos de plástico, de borracha ou de tecido, promovidas por quaisquer estabelecimentos, com destino a outros também localizados neste Estado, fica diferido para o momento em que ocorrer:

I – sua saída para outro Estado ou para o exterior;

II – a saída dos produtos fabricados com essas mercadorias.

Parágrafo único Na hipótese do inciso II do caput deste artigo, deverá o estabelecimento industrializador emitir Nota Fiscal, relativamente a cada entrada ou a cada aquisição de mercadoria, e escriturar a operação no livro Registro de Entradas.

Nota:

  1. Vigência por prazo indeterminado

 

Cba, 20/09/2023.

Cardoso

Responder
1 Reply
(@firmino)
Entrou: 1 ano atrás

Trusted Member
Posts: 25

@cardoso, nesse caso o CFOP correto a ser utilizado seria 5.102 ou 5.949?

Responder
Simões
Posts: 1070
Admin
(@simoes)
Membro
Entrou: 2 anos atrás

Boa tarde,

seria o 

5.102 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, ou qualquer venda de mercadoria efetuada pelo MEI com exceção das saídas classificadas nos códigos 5.501, 5.502, 5.504 e 5.505.
Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento. Também serão classificadas neste código quaisquer vendas de mercadorias efetuadas pelo MEI com exceção das saídas classificadas nos códigos "5.501 - Remessa de produção do estabelecimento, com fim específico de exportação", "5.502 - Remessa de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, com fim específico de exportação", "5.504 - Remessa de mercadorias para formação de lote de exportação, de produtos industrializados ou produzidos pelo próprio estabelecimento" e "5.505 - Remessa de mercadorias, adquiridas ou recebidas de terceiros, para formação de lote de exportação

Responder
Elisete Anselmo
Posts: 39
(@elisete-anselmo)
Trusted Member
Entrou: 1 ano atrás

 

No caso de venda de sucata para empresas do Simples Nacional ha a interrupção do diferimento ?

ou se interrompe o diferimento para empresas do SN somente em vendas de produtos abaixo no art 584-a? 

Art. 584-A Ocorre, também, a interrupção do diferimento previsto neste regulamento, bem como nos demais atos da legislação tributária, nas saídas das mercadorias adiante arroladas, com destino a estabelecimento optante pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Simples Nacional, de que trata a Lei Complementar (federal) nº123, de 14 de dezembro de 2006:

I - algodão em caroço, algodão em pluma, caroço de algodão e fibrilha de algodão;

II - milheto;

III - milho em palha, em espiga ou em grão;

IV - soja em vagem, batida ou em grão.

Responder
Posts: 519
Admin
(@elayne-cristina)
Membro
Entrou: 2 anos atrás
Responder
Página 1 / 2
Compartilhar: