Devolução ICMS S.T.
 
Notifications
Clear all

[Resolvido] Devolução ICMS S.T.

2 Posts
2 Usuários
0 Reactions
64 Visualizações
Posts: 16
Topic starter
(@renila)
Eminent Member
Entrou: 1 ano atrás

Bom dia,

Referente a NFe de Devolução (INTERNA) onde a nota de origem veio com o destaque da Base de cálculo e valor do ICMS S.T. , o destinatário ao fazer a nota para devolução da mercadoria, fez o destaque em campos próprios da Base de cálculo e do valor do ICMS S.T. em vez de fazer no campo “Informações complementares” do quadro “Dados adicionais”, deve ser indicada a base de cálculo e o valor do imposto retido por substituição tributária.
Neste caso gostaria de saber se na EFD IP ICMS pode ser feito o lançamento do ICMS S.T. nos dados adicionais? Ou por ter feito o destaque no campo próprios o destinatário terá que fazer o lançamento do débito? Se caso for ter que fazer o lançamento deste débito se pode ser feito o estorno? Qual será o código de ajuste? 

1 Reply
Posts: 523
Usuário validado
(@anacleto)
Prominent Member
Entrou: 2 anos atrás

Na devolução INTERNA de mercadoria, efetuada pelo substituído tributário ao substituto, o valor da nota fiscal emitida pelo substituído deve reproduzir todos os elementos constantes da Nota Fiscal originária – emitida pelo fornecedor da mercadoria a ser devolvida – com destaque do ICMS calculado pelo mesmo valor da base de cálculo e pela mesma alíquota da operação original, com expressa remissão ao documento correspondente.

Assim, a Nota Fiscal de devolução deverá conter nos campos “Base de cálculo do ICMS” e “Valor do ICMS” do quadro “Cálculo do imposto”, respectivamente, a base de cálculo e o valor do imposto da operação própria do fornecedor e, no campo “Informações complementares” do quadro “Dados adicionais”, deve ser indicada a base de cálculo e o valor do imposto retido por substituição tributária. RICMS.

Quanto ao débito do imposto destacado na NF-e de devolução, ao fazer o registro do documento fiscal na EFD o contribuinte deverá efetuar o ajuste utilizando o código genérico “MT030001-estorno de débitos (somente quando não houver outro código específico)” no Registro E111. Quando for devolução interestadual tem código específico.

 Na descrição complementar do ajuste, deve especificar que se trata de estorno de débito referente à devolução de mercadoria submetida ao regime de substituição tributária, identificando a NF-e de devolução, em cuja entrada não houve aproveitamento de crédito.

Responder
Compartilhar: