@moutinho Bom dia!!
Realmente no artigo 115 não descreve a palavra Adjuvante, porém conversei com uma Agronôma e ela me afirmou que o Adjuvante é um Espallhante, ou seja, beneficiaria pela isenção.
Art. 115. Operações internas realizadas com os insumos agropecuários a seguir indicados: (cf. cláusula terceira do Convênio ICMS 100/1997 e alterações)
I - inseticidas, fungicidas, formicidas, herbicidas, parasiticidas, germicidas, acaricidas, nematicidas, raticidas, desfolhantes, dessecantes, espalhantes, adesivos, estimuladores e inibidores de crescimento (reguladores), vacinas, soros e medicamentos, produzidos para uso na agricultura e na pecuária, inclusive inoculantes, vedada a sua aplicação quando dada ao produto destinação diversa;
Conceitos:
Existe diferença entre adjuvante e espalhante?
Não, adjuvante e espalhante são termos que se referem à mesma coisa. O espalhante é um tipo de adjuvante agrícola que ajuda na pulverização de fertilizantes e defensivos.
Conforme o conceito dado por você acima, dado pela EMBRAPA, cita que são espalhantes:
Tipos de adjuvantes
Os adjuvantes são substâncias adicionadas à formulação herbicida ou à calda herbicida para aumentar a eficiência do produto ou modificar determinadas propriedades da solução, visando facilitar a aplicação ou minimizar possíveis problemas. Os adjuvantes são divididos em dois grupos: os modificadores das propriedades de superfície dos líquidos (surfatantes: espalhante, umectante, detergentes, dispersantes e aderentes, entre outros) e os aditivos (óleo mineral ou vegetal, sulfato de amônio e uréia, entre outros) que afetam a absorção devido à sua ação direta sobre a cutícula.
Os herbicidas, até mesmo aqueles com ação de contato como paraquat, necessitam ser absorvidos para exercerem seus efeitos tóxicos. Existem muitas substâncias que podem ser usadas para promover maior cobertura das folhas e para aumentar a absorção dos herbicidas. A cobertura da folha é importante principalmente para herbicidas com ação localizada, ou seja, herbicidas com baixa translocação, como é o caso de paraquat. Para este herbicida ser eficiente é necessário cobertura uniforme das partes tratadas, conseguida com uso de um adjuvante chamado espalhante.