Aquisição de insumo...
 
Notifications
Clear all

Aquisição de insumos para remessa de industrialização com terceiros

5 Posts
3 Usuários
0 Reactions
139 Visualizações
Posts: 6
Topic starter
(@geovana-dourado)
Active Member
Entrou: 10 meses atrás

Bom dia,

Estou com a seguinte situação.

Uma empresa de revenda de fertilizantes localizada aqui em MT está adquirindo tampas, galões e caixas vazias de uma indústria de fora do Estado, esses produtos serão destinados para uma outra indústria de fertilizantes, também localizada fora do Estado, para que o produto seja embalado e posteriormente enviado para essa revenda aqui no Estado e revendido. A indústria de fertilizantes não fornece as embalagens para embalar o produto, por isso, a compra será feita de um terceiro.

A indústria de tampas, galões e caixas, irá emitir uma nota fiscal da parte desse pedido para a empresa de revenda aqui em MT no CFOP 6.122 - Venda de produção do estabelecimento remetida para industrialização, por conta e ordem do adquirente, sem transitar pelo estabelecimento do adquirente, e uma nota de remessa para a indústria de fertilizantes CFOP 6.924 Remessa para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento do adquirente, onde será entregue os produtos para o processo de industrialização.

Parte desses produtos, tampas, galões e caixas vazias, não serão entregues a indústria, serão entregues diretamente a empresa de revenda de fertilizantes aqui em MT, ou seja, não fará parte do processo de industrialização nesse momento, será destinado a esse processo em outro momento e para outra indústria, as embalagens vazias iram ficar guardadas na empresa revenda por um certo tempo até encontrar uma outra indústria para ai sim encaminhar essas embalagens para o processo de industrialização, isso pode levar em torno de uns dois meses, como irá demorar a Industria das embalagens não quer segurar a mercadoria no estoque, sendo assim ela irá emitir parte desse pedido para a indústria de fertilizantes no CFOP 6.122 e a outra parte que não será utilizada nesse momento para a empresa de revenda no CFOP 6.101. Verificamos a possibilidade de fechar o pedido apenas do que for realmente destinado a industrialização nesse momento, porém a empresa tem quantidade mínima de pedido.

Minha duvida é a seguinte, a parte desse produto entregue diretamente a empresa de revenda no CFOP 6.101 poderá ser escriturada em qual CFOP?, deixando claro que a empresa de revenda possui CNAE apenas de revenda.

Quando de fato o restante do pedido de embalagens forem destinados a indústria de fertilizantes para o processo de industrialização, em qual CFOP a revenda deverá emitir a nota das embalagens destinadas a indústria?

4 Respostas
Posts: 514
Admin
(@rafaela-hosana)
Membro
Entrou: 2 anos atrás

@foss 

Responder
Posts: 1352
Usuário validado
(@foss)
Noble Member
Entrou: 2 anos atrás

@geovana-dourado

Na aquisição dos produtos com o CFOP 6.101, que serão posteriormente enviados para industrialização, a entrada será registrada com o CFOP 2.101.

Na remessa dos produtos enviados pelo fornecedor diretamente ao estabelecimento industrializador no CFOP 6.924,  não há obrigatoriedade para o estabelecimento encomendante de emissão de documento fiscal de remessa simbólica dos produtos.

At.te.

Geronaldo Martello Foss.

 

Responder
Posts: 6
Topic starter
(@geovana-dourado)
Active Member
Entrou: 10 meses atrás

Bom dia Geronaldo,

 

Como a empresa é revenda darei a entrada no CFOP 2.102, certo?

Parte do produto não irá para a industrialização, será enviado direto para a loja de revenda junto com a nota emitida no CFOP 6.101, parte dessa mercadoria só irá para a industrialização após alguns meses, a nota de remessa 6.924 só será emitida com parte dessa mercadoria.

Exemplo:

Fechei o pedido com o indústria de tampas, galões e caixas de 100 unidades, dessas 100  unidades apenas 50 serão encaminhadas para o processo de industrialização, a operação será dessa forma, emissão da nota no CFOP 6.122 e 6.924 de apenas 50 unidades, que serão destinadas a indústria de fertilizantes.

 

O restante das 50 unidades serão enviadas diretamente para a empresa de revenda (a empresa que adquiriu as embalagens)  com a nota no CFOP 6.101, pois não será industrializado essas 50 unidades nesse momento, então ficará guardada na empresa até ter uma nova indústria de fertilizante que irá utilizar, podendo levar de 30 a 60 dias.

Minha duvida é, o restante das 50 unidades que veio com a nota 6.101 em qual CFOP dou a entrada? no 2.102?

 

Quando o restante das 50 unidades forem para o processo de industrialização, em uma indústria diferente da que foi as primeiras 50 unidades, com qual CFOP eu devo dar a saída dessa mercadoria que será levada até a indústria de fertilizantes? terá que ter uma nota para circular até a indústria e voltar embalado o fertilizantes.

 

Responder
Posts: 1352
Usuário validado
(@foss)
Noble Member
Entrou: 2 anos atrás

@geovana-dourado

O CFOP de entrada é o 2.101 conforme resposta anterior, e ao enviar para a industrialização utilizará o CFOP 5.901.

At.te.

Geronaldo Martello Foss

Responder
Compartilhar: