CTe e Manifesto ref...
 
Notifications
Clear all

CTe e Manifesto referente imobilizado de comodato

2 Posts
2 Usuários
0 Reactions
126 Visualizações
Posts: 72
Topic starter
(@silvacont)
Estimable Member
Entrou: 1 ano atrás

@jrosa 

Bom dia prezados,

Tudo bem?

Um produtor Rural (CPF) adquiriu alguns Drones, assim, ele fez um contrato de comodato com uma empresa transportadora com cnae de serviços de pulverização e controle de pragas agrícolas (CNPJ) e emitiu a Nota fiscal de comodato do CPF para o CNPJ. Assim:

1 - quando esta empresa for transportar o drone para as propriedades ela deverá emitir a nota de remessa para uso fora do estabelecimento, neste caso, esta nota pode ser emitida da empresa para a própria empresa, como remessa para uso fora do estabelecimento, adicionando nos "Dados Adicionais" o endereço da propriedade? (Ex: empresa X vai transportar o drone para ser utilizado na propriedade y, neste caso a empresa X pode emitir a nota para ara uso fora do estabelecimento para ela mesma (x) e descrevendo nos dados adicionas que ela vai para a propriedade y, e o endereço desta propriedade) 

2 - se sim, qual a base legal? 

3 - Se não, qual seria a forma correta? Visto que muitos produtores não querem emitir a nota de retorno destes drones após a execução do serviço.

1 Reply
Posts: 1749
Usuário validado
(@jrosa)
Famed Member
Entrou: 2 anos atrás

@silvacon, boa tarde!

Reitero, o anteriormente exposto, "os questionamentos devem chegar ao conhecimento de todos os membros", por isso, não os vincule a um membro, como é ocaso @jrosa .

O comodato é o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis. (...). (Art. 579 LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 (Código Civil).

A saída do bem e o respectivo retorno, em decorrência de comodato, não incide o imposto se observadas as disposições do inciso XVII, Art. 5º das DP do RICMS-MT.  Se tratar de bem nacional, CST 041 (Anexo III​-A do RICMS-MT).

Por conta do contrato de comodato, o Comodante, remetente, emite Nota Fiscal para acompanhar o transporte do bem, em nome do comodatário, se tratar de bem nacional utiliza-se o código CST 041 (Anexo III​-A do RICMS-MT), e CFOP 5.908 - 5.908 - Remessa de bem por conta de contrato de comodato ou locação (Anexo II-A do RICMS-MT).

O comodatário, no retorno bem, emite Nota Fiscal código CST 041 (Anexo III​-A do RICMS-MT) e  CFOP 5.909 Retorno de bem recebido por conta de contrato de comodato ou locação (Anexo II-A do RICMS-MT).

Responder
Compartilhar: