Decreto n° 650, de ...
 
Notifications
Clear all

[Resolvido] Decreto n° 650, de 28 de dezembro de 2023

6 Posts
5 Usuários
0 Likes
1,259 Visualizações
Posts: 1194
Usuário validado
Topic starter
(@jrosa)
Noble Member
Entrou: 1 ano atrás

Alterações promovidas pelo Decreto n° 650, de 28 de dezembro de 2023, no RICMS-MT (Decreto n° 2.212, de 20 de março de 2014), cujos efeitos se produzirão a partir de 1° de janeiro de 2024.

 

 1- Alteração do inciso I do Art. 3º, supressão da parte ainda que para outro estabelecimento do mesmo titular;”

 

Art. 3° Considera-se ocorrido o fato gerador do imposto no momento: (cf. caput do art. 3° da Lei n° 7.098/98)

 

Redação atual - Decreto n° 650/2023

 

I – da saída da mercadoria, a qualquer título, de estabelecimento de contribuinte;

 

Redação anterior

 

I – da saída da mercadoria, a qualquer título, de estabelecimento de contribuinte, ainda que para outro estabelecimento do mesmo titular;

 

2- Alteração do § 13 do Art. 3º, supressão da parte “de idêntica titularidade ou não”

 

Redação atual - Decreto n° 650/2023

 

§13 Ressalvada disposição expressa em contrário, inclui-se, também, na hipótese do inciso I do caput deste artigo, a saída de mercadoria de estabelecimento extrator, produtor ou gerador, para qualquer outro estabelecimento, localizado na mesma área ou em área contínua ou diversa, destinada ao consumo ou à utilização em processo de tratamento ou de industrialização, ainda que as atividades sejam integradas.

 

Redação anterior

 

§13 Ressalvada disposição expressa em contrário, inclui-se, também, na hipótese do inciso I do caput deste artigo,a saída de mercadoria de estabelecimento extrator, produtor ou gerador, para qualquer outro estabelecimento, de idêntica titularidade ou não, localizado na mesma área ou em área contínua ou diversa, destinada ao consumo ou à utilização em processo de tratamento ou de industrialização, ainda que as atividades sejam integradas.

 

 3- Acrescentado o § 15 ao Art. 3º, com a seguinte redação:

 

§15 Não se considera ocorrido o fato gerador do imposto na saída de mercadoria de estabelecimento para outro de mesma titularidade, mantendo-se o crédito relativo às operações e prestações anteriores em favor do contribuinte, inclusive nas hipóteses de transferências interestaduais em que os créditos serão assegurados, conforme disposto no artigo 125-A destas disposições permanentes.”

 

4- Revogado o artigo 75

 

5- Acrescentada a Seção X ao Capítulo V do Título III do Livro I, com o artigo 125-A, com a seguinte redação:

 

LIVRO I

(...)

TÍTULO III

(...)

CAPÍTULO V

(...)

Seção X

Do Tratamento dado aos Créditos nas Hipóteses de Transferências entre Estabelecimentos de mesma Titularidade

 

Art. 125-A Nas saídas de mercadoria de estabelecimento para outro de mesma titularidade, são mantidos os créditos relativos às operações e prestações anteriores em favor do contribuinte, inclusive nas hipóteses de transferências interestaduais em que os créditos serão assegurados:

 

I – pela unidade federada de destino, por meio de transferência de crédito, limitados aos percentuais estabelecidos nos termos do inciso IV do § 2° do art. 155 da Constituição Federal, aplicados sobre o valor atribuído à operação de transferência realizada;

 

II – pela unidade federada de origem, em caso de diferença positiva entre os créditos pertinentes às operações e prestações anteriores e o transferido na forma do inciso I deste parágrafo.”

 

 

6- Acrescentado o inciso II-B ao artigo 580, com a seguinte redação:

 

Art. 580 (...)

(...)

 

II-B – o deslocamento da mercadoria entre estabelecimentos do mesmo titular, quando o destinatário estiver localizado em outra unidade da Federação; (v. acórdão proferido pelo STF no julgamento da ADC n° 49, do Rio Grande do Norte)

 

 

7- Acrescentado o § 1°-A ao artigo 580, com a seguinte redação:

 

§1°-A Na hipótese de que trata o inciso II-B do caput deste artigo, o lançamento do imposto diferido, incidente nas aquisições de mercadorias para revenda ou de insumos utilizados no respectivo processo produtivo, será efetuado na forma disciplinada em portaria do Secretário de Estado de Fazenda. (v. acórdão proferido pelo STF no julgamento da ADC n° 49, do Rio Grande do Norte)

(...).”

 

8- Acrescentado o § 7° ao artigo 581, com a seguinte redação:

 

Art. 581 (...)

(...)

 

§7° A dispensa do pagamento do imposto prevista neste artigo não se aplica nas hipóteses em que a interrupção do diferimento ocorrer em função do evento descrito no inciso II-B do artigo 580. (v. acórdão proferido pelo STF no julgamento da ADC n° 49, do Rio Grande do Norte)

(...).”

 

9- Dada nova redação ao artigo 584, acrescentado o Parágrafo único

 

Redação atual - Decreto n° 650/2023

 

Art. 584 No recolhimento do imposto, nas hipóteses contempladas com diferimento em conformidade com os artigos 1°, 3°, 4°, 5°, 6°, 7°, 9°, 10, 11, 12, 13, 14 e 17 do Anexo VII deste regulamento, deverão ser observados os prazos fixados em ato do Secretário de Estado de Fazenda, nos termos do artigo 172 destas disposições permanentes.

 

Parágrafo único O disposto no caput deste artigo aplica-se, também, nas hipóteses em que ocorrer a interrupção do diferimento em decorrência do deslocamento da mercadoria entre estabelecimentos do mesmo titular, quando o destinatário estiver localizado em outra unidade da Federação. (v. acórdão proferido pelo STF no julgamento da ADC n° 49 do Rio Grande do Norte)

 

Redação anterior

 

Art. 584 No recolhimento do imposto, nas hipóteses contempladas com diferimento em conformidade com os artigos 1°, 3°, 4°, 5°, 6°, 7°, 9°, 10, 11, 12, 13, 14 e 17 do Anexo VII deste regulamento, deverão ser observados os prazos fixados em ato da Secretaria Adjunta da Receita Pública da Secretaria de Estado de Fazenda, nos termos do artigo 172 destas disposições permanentes.

 

5 Respostas
Posts: 860
Usuário validado
(@foss)
Noble Member
Entrou: 1 ano atrás

Ótima divulgação...

Responder
Posts: 23
(@paulorochinski)
Eminent Member
Entrou: 1 ano atrás

Bom dia. Havia sido feita uma divulgação bem parecida sobre o decreto 649 e foi apagada. Poderiam repostar?

Responder
1 Reply
Simões
Admin
(@simoes)
Entrou: 1 ano atrás

Membro
Posts: 852

@paulorochinski 

http://www.sefaz.mt.gov.br/forum/diferencial-de-aliquotas/decreto-n-649-de-28-de-dezembro-de-2023/#post-11046

Responder
Posts: 37
(@luana_controllemais)
Trusted Member
Entrou: 1 ano atrás

Por favor podem realizar uma divulgação semelhante a essa ref. o decreto 649/2023?

Responder
1 Reply
Simões
Admin
(@simoes)
Entrou: 1 ano atrás

Membro
Posts: 852

@luana_controllemais 

http://www.sefaz.mt.gov.br/forum/diferencial-de-aliquotas/decreto-n-649-de-28-de-dezembro-de-2023/#post-11046

Responder
Compartilhar: