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TEF FALTA DE INTERNET

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Topic starter
(@welligton)
Active Member
Entrou: 1 ano atrás

QUANDO O ESTABELECIMENTO USA O TEF, PARA RECEBIMENTO NA VENDA COM CARTÃO, QUANDO FALTA INTERNET NO ESTABELECIMENTO.

O QUE FAZER, NÃO FAÇO A VENDA OU POSSO PASSAR A VENDA NA MAQUINA POS. 

QUAL É A ORIENTAÇÃO. 

GRATO,

WELLIGTON

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Posts: 1314
Usuário validado
(@foss)
Noble Member
Entrou: 2 anos atrás

@welligton

A SEFAZ não impede que uma venda seja efetuada, veja abaixo as perguntas e resposta sobre o POS divulgado no "Portal do Conhecimento" 

https://www.portaldoconhecimento.mt.gov.br/perguntas-e-respostas-sobre-a-integracao

"20. Se o estabelecimento tem o TEF mas está sem internet, então, para poder cobrar o cartão usando o POS, terá que emitir a NFC-e/NF-e no POS. Correto? 

R: O SmartPOS, equipamento que possui a viabilidade técnica para realizar a emissão do documento fiscal (NFC-e), visto sua capacidade de instalação interna do programa emissor do documento, é uma tecnologia que poderá ser utilizada, todavia ressalta-se que existem outras tecnologias aptas para o cumprimento da legislação.

Sendo assim, o equipamento utilizado em casos de falhas na integração principal (queda de conexão via internet, por exemplo), existe a possibilidade técnica de interligação sistêmica (bluetooth, wi-fi, etc), para garantir o recebimento das informações da transação.

Como depende da marca/modelo do equipamento e, também, da solução dos meios de pagamento, deve-se entrar em contato com o adquirente e, também, com o fornecedor da solução de automação comercial para definir a correta solução para o estabelecimento.

21. Na contingência supõem-se problema técnico no sistema ou computador do comerciante. Neste caso, sua opção seria o POS tradicional, sem a possibilidade de integração naquele momento, poderia ele resolvendo o problema usar a inserção manual quando da emissão dos cupons não emitidos ou ele não poderá fazer venda no cartão? 
 

R: Todo equipamento de pagamento via cartão de crédito e débito no estabelecimento comercial, excetuada as operações delivery (fora do estabelecimento e com o pagamento realizado no domicílio do consumidor) devem estar vinculadas ao programa emissor do documento fiscal NFC-e/NF-e.

Destaca-se que a interligação (leia-se comunicação entre o equipamento de pagamento e o programa emissor do documento) deve ser física (hardware, ex.: cabo) ou sistêmica (ex.: wi-fi, bluetooth, etc), sem a viabilidade de intervenção humana/manual no processo.

V. FORNECEDOR DE AUTOMAÇÃO: 

22. Há necessidade de alteração de hardware ou apenas ajuste de software para quem usa POS não integrado? 

R: É necessário verificar se o modelo de equipamento POS possui viabilidade técnica para integração (sistêmica ou física) junto ao programa emissor do documento fiscal. Dessa forma, o contribuinte deverá contatar o seu fornecedor de automação comercial para verificar a referida viabilidade conforme o modelo de equipamento que possui.
 

23. Se não é possível informar manualmente a autorização, então os POS precisam ser trocados pelos POS que comuniquem com a ERP? 
 

R: É necessário verificar se o modelo de equipamento POS possui viabilidade técnica para integração (sistêmica ou física) junto ao programa emissor do documento fiscal. Dessa forma, o contribuinte deverá contatar o seu fornecedor de automação comercial para verificar a referida viabilidade conforme o modelo de equipamento que possui."

At.te.

Geronaldo Martello Foss

 

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