QUANDO O ESTABELECIMENTO USA O TEF, PARA RECEBIMENTO NA VENDA COM CARTÃO, QUANDO FALTA INTERNET NO ESTABELECIMENTO.
O QUE FAZER, NÃO FAÇO A VENDA OU POSSO PASSAR A VENDA NA MAQUINA POS.
QUAL É A ORIENTAÇÃO.
GRATO,
WELLIGTON
QUANDO O ESTABELECIMENTO USA O TEF, PARA RECEBIMENTO NA VENDA COM CARTÃO, QUANDO FALTA INTERNET NO ESTABELECIMENTO.
O QUE FAZER, NÃO FAÇO A VENDA OU POSSO PASSAR A VENDA NA MAQUINA POS.
QUAL É A ORIENTAÇÃO.
GRATO,
WELLIGTON
A SEFAZ não impede que uma venda seja efetuada, veja abaixo as perguntas e resposta sobre o POS divulgado no "Portal do Conhecimento"
https://www.portaldoconhecimento.mt.gov.br/perguntas-e-respostas-sobre-a-integracao
"20. Se o estabelecimento tem o TEF mas está sem internet, então, para poder cobrar o cartão usando o POS, terá que emitir a NFC-e/NF-e no POS. Correto?
R: O SmartPOS, equipamento que possui a viabilidade técnica para realizar a emissão do documento fiscal (NFC-e), visto sua capacidade de instalação interna do programa emissor do documento, é uma tecnologia que poderá ser utilizada, todavia ressalta-se que existem outras tecnologias aptas para o cumprimento da legislação.
Sendo assim, o equipamento utilizado em casos de falhas na integração principal (queda de conexão via internet, por exemplo), existe a possibilidade técnica de interligação sistêmica (bluetooth, wi-fi, etc), para garantir o recebimento das informações da transação.
Como depende da marca/modelo do equipamento e, também, da solução dos meios de pagamento, deve-se entrar em contato com o adquirente e, também, com o fornecedor da solução de automação comercial para definir a correta solução para o estabelecimento.
21. Na contingência supõem-se problema técnico no sistema ou computador do comerciante. Neste caso, sua opção seria o POS tradicional, sem a possibilidade de integração naquele momento, poderia ele resolvendo o problema usar a inserção manual quando da emissão dos cupons não emitidos ou ele não poderá fazer venda no cartão?
R: Todo equipamento de pagamento via cartão de crédito e débito no estabelecimento comercial, excetuada as operações delivery (fora do estabelecimento e com o pagamento realizado no domicílio do consumidor) devem estar vinculadas ao programa emissor do documento fiscal NFC-e/NF-e.
Destaca-se que a interligação (leia-se comunicação entre o equipamento de pagamento e o programa emissor do documento) deve ser física (hardware, ex.: cabo) ou sistêmica (ex.: wi-fi, bluetooth, etc), sem a viabilidade de intervenção humana/manual no processo.
V. FORNECEDOR DE AUTOMAÇÃO:
22. Há necessidade de alteração de hardware ou apenas ajuste de software para quem usa POS não integrado?
R: É necessário verificar se o modelo de equipamento POS possui viabilidade técnica para integração (sistêmica ou física) junto ao programa emissor do documento fiscal. Dessa forma, o contribuinte deverá contatar o seu fornecedor de automação comercial para verificar a referida viabilidade conforme o modelo de equipamento que possui.
23. Se não é possível informar manualmente a autorização, então os POS precisam ser trocados pelos POS que comuniquem com a ERP?
R: É necessário verificar se o modelo de equipamento POS possui viabilidade técnica para integração (sistêmica ou física) junto ao programa emissor do documento fiscal. Dessa forma, o contribuinte deverá contatar o seu fornecedor de automação comercial para verificar a referida viabilidade conforme o modelo de equipamento que possui."
At.te.
Geronaldo Martello Foss