Notifications
Clear all

IPVA

3 Posts
3 Usuários
0 Reactions
1,178 Visualizações
Posts: 31
Topic starter
(@lilia_medice)
Trusted Member
Entrou: 1 ano atrás

Houve o recolhimento em duplicidade de um IPVA no ano de 2023, no extrato de lançamentos de IPVA consta o valor como crédito e uma informação ao fundo como: "crédito a compensar". Como proceder nessa situação? O crédito se fará de forma automática para compensar o IPVA de 2024 ou precisará entrar com e-process solicitando a compensação?

2 Respostas
Posts: 205
Usuário validado
(@joyse)
Reputable Member
Entrou: 2 anos atrás

Prezado (a) @lilia_medice,  

 

Informamos que o sistema de compensação é feito automaticamente no ano seguinte ao recolhimento do valor em duplicidade, sendo apenas nos casos de mudança de adquirente, onde a compensação ocorre de forma manual, devendo ser solicitada via SEFAZ PARA VOCÊ. 

No caso de a compensação não ocorrer automaticamente pelo Sistema de IPVA, o contribuinte deve utilizar o Portal de Serviços de Atendimento ao Cidadão "SEFAZ PARA VOCÊ".

Seguem os procedimentos necessários para requerimento da compensação:

  • Acessar o SEFAZ PARA VOCÊ (Caso ainda não seja cadastrado, veja as orientações para o Primeiro Acesso ao “Sefaz para Você”);
  • Iniciar a solicitação clicando na opção “Atendimento ao Cidadão”;
  • Selecionar a opção “IPVA”;
  • Em seguida “Serviço de IPVA
  • Informar na solicitação “para você” ou “para a empresa” o pedido de compensação, devendo o contribuinte apresentar os comprovantes de pagamentos e os respectivos Documentos de Arrecadação (1).

Será gerado um Ticket de atendimento que pode ser monitorado na área Minhas Solicitações. Ressaltando que o solicitante também será comunicado da resposta via e-mail (2).

1. As solicitações que não contenham os comprovantes de pagamentos e os respectivos Documentos de Arrecadação não serão atendidas.

2. As mensagens de resposta somente serão enviadas para o e-mail constante para o CPF ou para o CNPJ do requerente, de acordo com o banco de dados da Sefaz ou do cartão do CNPJ.

 

Agradecemos o contato e nos colocamos à disposição.

Atenciosamente,

 

Joyse D M Frech

Coordenadoria de Atendimento Remoto/CATR

Serviço Integrado de Atendimento ao Contribuinte SAC/SARP/SEFAZ MT

Responder
Adilson
Posts: 861
Admin
(@adilson)
Membro
Entrou: 2 anos atrás

Conforme post abaixo, a SEFAZ/MT adotou novos procedimentos sobre o SEFAZ PARA VOCÊ:

http://www.sefaz.mt.gov.br/forum/como-funciona/registro-de-tickets-no-sefaz-para-voce/#post-24731

 

Responder
Compartilhar: