Notifications
Clear all

[Resolvido] Transferência - Diferimento antes de disciplinada norma

2 Posts
2 Usuários
0 Reactions
362 Visualizações
Posts: 30
Topic starter
(@leonan)
Trusted Member
Entrou: 1 ano atrás

Como ainda não foi disciplinado em portaria a forma do recolhimento do ICMS no encerramento do Diferimento, tendo a necessidade de realização de uma transferência de MT a MG, onde o produto é diferido, sendo assim, de forma paliativa deve efetuar o destaque na nota fiscal conforme norma federal para gerar o valor do encerramento da cadeia e o recolhimento do icms pela apuração?

Ou temos outra solução paliativa para efetuar está operação até que seja regulamentada a norma?

 

RICMS-MT DP - com redação do Decreto n.° 650, de 28 de dezembro de 2023

Art. 580 Salvo disposição expressa em contrário, interrompem o diferimento nas hipóteses previstas no Anexo VII deste regulamento, bem como nos demais atos da legislação tributária:

(...)

II-B – o deslocamento da mercadoria entre estabelecimentos do mesmo titular, quando o destinatário estiver localizado em outra unidade da Federação; (v. acórdão proferido pelo STF no julgamento da ADC n° 49, do Rio Grande do Norte)

(...)

§1°-A Na hipótese de que trata o inciso II-B do caput deste artigo, o lançamento do imposto diferido, incidente nas aquisições de mercadorias para revenda ou de insumos utilizados no respectivo processo produtivo, será efetuado na forma disciplinada em portaria do Secretário de Estado de Fazenda. (v. acórdão proferido pelo STF no julgamento da ADC n° 49, do Rio Grande do Norte)

1 Reply
Simões
Posts: 1084
Admin
(@simoes)
Membro
Entrou: 2 anos atrás

Bom dia

Conforme orientação dessa SEFAZ na palestra promovida junto ao CRC:

link: http://www.sefaz.mt.gov.br/forum/como-funciona/live-sobre-o-decreto-650-2023-palestrante-rafael-vieira/#post-13146

Enquanto não houver normas complementares que definam a forma de se cumprir o repasse obrigatório de créditos para destinatário previsto no convenio 178.

As operações de transferência de mercadorias, serão realizadas da mesma forma que ocorria em 2023, com os devidos destaques das notas, e a devida escrituração da forma mencionada na nota técnica do ministério da economia.

De forma que quando se enviava um bem em transferência para outra unidade adquirido com diferimento este diferimento era encerrado, e a operação era tributada, promova da mesma forma este envio em 2024.

 

Responder
Compartilhar: