Boa tarde! Como faço para baixar diretamente da SEFAZ o arquivo XML das Notas Fiscais de saídas das empresas que estão em minha responsabilidade?
Boa tarde! Como faço para baixar diretamente da SEFAZ o arquivo XML das Notas Fiscais de saídas das empresas que estão em minha responsabilidade?
Prezado (a) Solicitante,
Em atendimento à vossa demanda, é importante ressaltar, no tocante a necessidade das empresas com muitas notas fiscais eletrônicas (NFes) emitidas contra o seu CNPJ, de baixar XML em lote, que geralmente os sites das Secretarias de Fazenda do Estados, não oferecem recursos para fazer o download de XML em lote, pois, as plataformas do governo têm uma grande limitação.
O processo de baixar XML em lote pode ser automatizado utilizando plataformas oferecidas por empresas especializadas.
O interessado deve buscar soluções no mercado, ou seja, um software específico, bem como possuir um certificado digital.
Sugerimos uma busca no google pela seguinte expressão: “plataformas para baixar XML em lote”
Exemplos de páginas contendo softwares específicos:
https://www.conexaonfe.com.br/gestao-xml/
https://midassolutions.com.br/blog/baixar-xml-em-lote/
Em algumas plataformas, é possível baixar XML em lote em um período de teste, além de oferecerem outras funções. Caso a empresa tenha interesse em continuar a utilizar a plataforma, poderá contratar o serviço.
Por serem vinculadas à SEFAZ, essas plataformas também exigem a utilização do certificado digital da empresa, a diferença é que todos os documentos aparecem em tela de forma automática, sem necessidade de digitar a chave de acesso e informar o certificado em cada consulta de nota fiscal.
Um bom sistema para automação e gerenciamento dos documentos fiscais oferece os serviços/recursos:
Download de XML da SEFAZ
Até o presente momento, não é possível baixar XML em lote no Portal Nacional da NFe, pois, a consulta é individual via chave de acesso.
Para efetuar o download, é preciso seguir os 5 passos abaixo:
É necessário o uso do certificado digital para baixar arquivos XML. Sem ele, só é possível ver o resumo da nota em tela.
Orientamos ainda a leitura do(s) post(s) sobre o assunto, no FÓRUM da SEFAZ/MT, clicando no(s) link(s) abaixo: