Notifications
Clear all

[Resolvido] NF-e remessa para conserto - Troca de titularidade inscrição estadual Produtor Rural Pessoa Física

4 Posts
2 Usuários
1 Likes
456 Visualizações
Posts: 62
Topic starter
(@felipe_oliveira)
Estimable Member
Entrou: 1 ano atrás

Prezados, boa tarde!

Temos uma situação em que enviamos uma mercadoria para conserto no CFOP 5.915 (Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo) através de uma inscrição estadual de produtor rural pessoa física.

Só que quando emitimos esse documento fiscal a inscrição estadual da fazenda em questão estava com determinado titular (então a NF-e saiu com o nome e CPF do mesmo), e no meio tempo em que a mercadoria estava nessa empresa para consertar, houve a troca de titularidade dessa inscrição estadual, alterando o produtor rural titular da mesma.

Só que agora a empresa que recebeu essa mercadoria para conserto, devolveu a mercadoria no CFOP 5.916 (Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo) para o antigo titular não informando a inscrição estadual somente o CPF e nome dele.

Não houve baixa na inscrição, apenas trocou o sócio titular da citada inscrição estadual

Dúvida:

Como proceder, os mesmos teriam que emitir o documento fiscal para o atual titular informando seu CPF e nome com a inscrição estadual? Pois da maneira que fizeram, nao tem como eu dar entrada desse produto na inscrição estadual.

Se ter uma base legal e puder me repassar, eu agradeço. 

Tags do Tópico
3 Respostas
Posts: 412
Usuário validado
(@anacleto)
Honorable Member
Entrou: 1 ano atrás

A situação mencionada NÃO PERMITE a utilização para regularização na emissão do documento fiscal (legislação: artigo 355 do RICMS/MT e artigo 34 da Por. 160/2021), assim para dar entrada da mercadoria que retornou do conserto, entendo que o atual proprietário poderia emitir uma NF-e de entrada conforme prevê o artigo 201 do RICMS/MT, informando no campo DADOS ADICIONAIS > INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES o número da DANFE e data de emissão que foi enviada pelo remetente e demais informações que considerar pertinente e posteriormente registrar no LIVRO de  Termo de Ocorrências o evento mencionado,  acrescentando os procedimentos efetuados para regularizar a entrada.

Responder
1 Reply
Usuário validado
(@anacleto)
Entrou: 1 ano atrás

Honorable Member
Posts: 412

NÃO PERMITE CARTA DE CORREÇÃO ELETRÔNICA.

 

Responder
Posts: 62
Topic starter
(@felipe_oliveira)
Estimable Member
Entrou: 1 ano atrás

Obrigado

Responder
Compartilhar: