Notifications
Clear all

NFe - Entrada

3 Posts
3 Usuários
0 Reactions
42 Visualizações
Posts: 13
Topic starter
(@renila)
Eminent Member
Entrou: 12 meses atrás

Bom dia,

Foi emitido um notas na Inscrição de um CNPJ,  mas utilizando o CPF de outra pessoa, nesta caso não conseguimos realizar a Desconhecimento da operação, pois não esta no CNPJ da empresa. Neste caso, como devo proceder?   

 

2 Respostas
Posts: 514
Admin
(@rafaela-hosana)
Membro
Entrou: 2 anos atrás
Responder
Posts: 112
Usuário validado
(@cleide-santos)
Estimable Member
Entrou: 2 anos atrás

@renila ficou um pouco confuso sua explicação e assim fica difícil passar uma resposta. Poderia entrar no chat da Sefaz e passar melhor as informações para que possamos dar uma resposta mais esclarecedora.

Em situações em que uma nota fiscal foi emitida usando o CPF de outra pessoa, mas com o CNPJ da sua empresa, e você não consegue realizar o desconhecimento da operação diretamente, existem alguns passos que podem ser tomados para corrigir ou esclarecer a situação.

Passos para proceder:

  1. Verificar a Autenticidade da Nota:

    • Primeiramente, verifique se a nota fiscal foi realmente emitida de forma correta em relação ao CNPJ da sua empresa. Se o CNPJ está correto, mas o CPF da pessoa não deveria ser o responsável pela operação, isso pode ser considerado um erro na emissão da nota.
    • Verifique se o CPF de outra pessoa foi usado de forma indevida ou sem o consentimento da sua empresa, o que poderia caracterizar um erro operacional ou até um possível problema de fraude.
  2. Entrar em Contato com o Emitente da Nota:

    • Se a nota fiscal foi emitida por outra empresa (fornecedor, prestador de serviço, etc.), entre em contato com a empresa que emitiu a nota para solicitar a correção. Explique que o CPF da outra pessoa foi utilizado por engano e solicite que a operação seja anulada ou substituída por uma nova nota com as informações corretas.
    • A empresa emissora deve fazer a emissão de uma nota de devolução ou cancelamento (dependendo da situação) e depois emitir a nota corretamente.
Responder
Compartilhar: