Informo que a NFe de perda para baixa no estoque deve ser:
O CFOP - 5927 Lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubo ou deterioração
O CST - 90 - Outros
Sem destaque de ICMS.
Informo que a NFe de perda para baixa no estoque deve ser:
O CFOP - 5927 Lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubo ou deterioração
O CST - 90 - Outros
Sem destaque de ICMS.
@46850740172;@geronaldo-foss
Prezado Divoncir,
Tem uma informação consulta que explana bem este procedimento:
Informações em Processos de Consulta | |
Número: | 158/2021 – CDCR/SUNOR |
Data da Aprovação: | 17-09-2021 |
Assunto: | Tratamento Tributário Produto Perecível Obrigação Principal/Acessória |
Acesse: http://app1.sefaz.mt.gov.br/sistema/legislacao/respostaconsulta.nsf
clique em pesquisar e depois coloque o número: 158/2021.
Bom dia @foss
A consulta é bem explicativa, mas não aborda a questão da emissão do documento fiscal, uma vez que transfere esta responsabilidade explicativa para outro departamento, não sendo possível a identificação de procedimento assertivo.
Diante disso, gostaria de saber é devido ou não a emissão de documento fiscal, quando o contribuinte recebe uma nota fiscal, com parte das mercadorias deterioradas.
Qual deve ser o procedimento a ser realizado?
Se no recebimento da mercadoria for detectado avaria, o procedimento correto é efetuar a devolução dos produtos ao fornecedor ou ainda efetuar a recusa da operação.
Att.
Geronaldo Martello Foss
-26/10/2023.
Não há previsão para emissão de documento fiscal para a seguradora no caso de mercadoria avariada.
Att.
Geronaldo Martello Foss
-06/03/2024.