Notifications
Clear all

REJEIÇÃO NFE ERRO 656 CONSUMO INDEVIDO

4 Posts
3 Usuários
0 Reactions
246 Visualizações
Posts: 31
Topic starter
(@ivone_alves)
Trusted Member
Entrou: 2 anos atrás

Bom dia!

Um produtor rural  MARCO ANTONIO MATTANA SEBBEN inscrição estadual 138029369 esta tentando emitir uma NFe  dando o seguinte erro.

Versão : 4.00
Ambiente : 1
Situação : Rejeicao: Consumo indevido - Quantidade de rejeicoes encontradas: 30, NF-e = 51231200000113121148559220000010851679438539 

Informo que essa chave nunca foi utilizada a NFe é inexistente na Sefaz

3 Respostas
Adilson
Posts: 861
Admin
(@adilson)
Membro
Entrou: 2 anos atrás

@ivone_alves A Sefaz MT informa que nova regra de validação de consumo do Web Service de autorização está vigorando desde o dia 2 de outubro de 2023 no ambiente de produção da NF-e e NFA-e. Com isso, as requisições com erro enviadas repetidamente (em “looping”) pelos contribuintes serão rejeitadas com o erro “656-Rejeição: Consumo indevido”.

O contribuinte que transmitir para autorização uma NF-e com o mesmo erro repetidas vezes, ficará bloqueado pelo prazo de 1 (uma) hora para novas requisições de autorização caso receba 30 rejeições pelo mesmo motivo no período. Passado esse prazo, o sistema será desbloqueado automaticamente.

Para evitar o bloqueio, é importante que o aplicativo das empresas seja ajustado e os arquivos rejeitados sejam corrigidos antes do novo reenvio.

A regra de validação, que já estava em vigor no ambiente de homologação desde 2018, faz parte da Nota Técnica 2018/002 e visa reduzir o mau uso das aplicações de algumas empresas que, sem dar tratamento adequado aos erros, continuam enviando o mesmo evento com as mesmas incorreções. A consequência é o consumo indevido de recursos do ambiente autorizador da Sefaz, o que acaba por prejudicar todas as empresas emissoras.

Em caso de dúvidas sobre o referido ajuste, a SEFAZ orienta que os contribuintes ou seus respectivos contadores entrem em contato com o suporte técnico de seu fornecedor de software emissor da NF-e.

Responder
2 Respostas
(@fazenda-londrina)
Entrou: 12 meses atrás

New Member
Posts: 1

@adilson Estou desde ontem desde as 13 com esse problema. Acordei agora as 6 pra emitir a nf e persistiu o erro que seria o prazo de uma hora. o que fazer?

Responder
Adilson
Admin
(@adilson)
Entrou: 2 anos atrás

Membro
Posts: 861

@06752053103 Conforme orientações acima, o contribuinte deverá entrar em contato com o suporte técnico do fornecedor do seu programa emissor.

Caso persista o erro, orientamos que poderá buscar outras informações com a nossa área de TI, através do e-mail atendimento.ti@sefaz.mt.gov.br ou pelo telefone (65) 3617-2080.

Responder
Compartilhar: