Seja bem-vindo ao fórum! Este é o espaço ideal para você, contribuinte, contador ou qualquer pessoa interessada em questões fiscais, tirar suas dúvidas sobre a legislação estadual e procedimentos fiscais. Compartilhe suas experiências, aprenda com outros participantes e contribua para um debate construtivo e respeitoso. A equipe da SEFAZ atua apenas como moderadora para garantir um ambiente de respeito e colaboração.
Solicito informação sobre qual débito está em PARCELAMENTOou SUSPENSO, pois ao emitir a minha CND-e ela sai CERTIDÃO POSITIVA COM EFEITOS DE NEGATIVA, mas, no momento não tenho PARCELAMENTO ATIVO e não tenho DÉBITO SUSPENSO. Solicito a atualização para emitir a Certidão Negativa.
Para efeito de esclarecimento, convém assinalar que, a CPEND-e é uma Certidão Positiva com efeitos de Certidão Negativa, disciplinada pelo Art. 2°, § 2º da Portaria Conjunta Nº 008/2018-PGE/SEFAZ. Ou seja, apesar de o contribuinte possuir débitosSUSPENSOS na SEFAZ/MT, estes não são débitos em aberto e nem mesmo são exigíveis pelo Fisco no momento da emissão da CPEND-e. Podem estar suspensos, por exemplo, por impugnação do contribuinte a lançamento tributário, por decisão judicial que determinou tal suspensão, etc.
Para consultar os débitos do Sujeito Passivo, relativamente a Acordos de Parcelamentode Débitos (com pagamento em dia) e a Débitos Suspensos, Parcelados, etc., utiliza-se o acesso restrito ao contabilista.
Na etapa inicial, deve-se realizar uma Consulta Genérica (Cadastro de Contribuintes > Consultas Cadastrais > Consulta Genérica de Contribuinte), para verificar a Data de Cadastramento na SEFAZ da empresa.
A seguir, siga os seguintes passos:
Efetue o seu login de Contabilista;
Clique em Sistema Conta Corrente Fiscal 3.0 > Lançamento > Consultar Lançamento;
Insira o Número da Inscrição Estadual e Clique em Pesquisar;
Em seguida especifique o Período de Referência Inicial (Data de Cadastramento na SEFAZ) e Final e na seção Situação do Débito, marque as opções: Suspenso ou Parcelado;
Clique em Pesquisar;
Caso tenha marcado mais de uma opção de consulta, após efetuar a Pesquisa pressione Ctrl + F e digite: “Suspenso” e/ou “Parcelado”.
É de se dizer que, conforme Consulta ao Sistema de Conta Corrente Fiscal, verificou-se que a empresaXXX possui “Débitos Suspensos”, consoante abaixo se vislumbra:
Vale salientar que os débitos relacionados ao IPVA, e se encontram devidamente Parcelados, impactam na emissão da CND-e, resultando na geração na modalidadeCPEND-e, devendo o interessado verificar se esta é sua situação.
Este post foi modificado 1 ano atrás 6 vezes por Marcos.Morais
Este post foi modificado 4 meses atrás 3 vezes por Marcos.Morais