Notifications
Clear all

Registro de Livro de Utilização Documentos Fiscais e Ocorrências - Modelo 6

11 Posts
5 Usuários
1 Reactions
2,130 Visualizações
Posts: 16
Topic starter
(@benito-contabilidade)
Eminent Member
Entrou: 2 anos atrás

Boa tarde

Temos um cliente inscrito no Estado de Mato Grosso, que estava enquadrado na condição de Micro produtor Rural e que devido ao faturamento desenquadrou para Produtor Rural. Neste caso, temos que fazer o registro do Livro de Utilização Documentos Fiscais e Ocorrências - Modelo 6 junto a uma Agencia Fazendária de forma presencial ou esse processo vai ser através de e-process ?

10 Respostas
Adilson
Posts: 861
Admin
(@adilson)
Membro
Entrou: 2 anos atrás

@benito-contabilidade Hoje não é mais necessária a autenticação prévia desse livro, conforme consta do Artigo 408 do RICMS/MT

Seção VII

Do Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências

Art. 395 O livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências, modelo 6, destina-se à escrituração das entradas de impressos fiscais, citados no artigo 394, confeccionados por estabelecimentos gráficos ou pelo próprio contribuinte usuário, bem como à lavratura, pelo fisco, de termos de ocorrências. (cf. art. 75 do Convênio SINIEF s/n°, de 15/12/70, c/c o art. 89 do Convênio SINIEF 6/89, e alterações)

(...)

Seção XIV

Das Disposições Comuns aos Livros Fiscais

Art. 408 (...)

(...)

  • 6° A utilização do livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências de que trata o artigo 395 independe de visto prévio, devendo ser observado os seguintes procedimentos:

I - pelo contribuinte:

  1. a) lavrar termo no próprio livro, informando a data, conforme o caso, do início do uso do aludido livro, com menção do respectivo número, bem como a data e local da lavratura;
  2. b) na primeira visita de servidor do fisco ao estabelecimento, solicitar a aposição do visto, conforme exigência deste artigo;

II - pelo servidor do fisco: verificar se o termo exigido na alínea a do inciso I deste parágrafo foi devidamente lavrado, sanando eventuais falhas, para a aposição do visto.​

 

Responder
1 Reply
(@benito-contabilidade)
Entrou: 2 anos atrás

Eminent Member
Posts: 16

@adilson Muito obrigado pela informação.

Responder
Adilson
Posts: 861
Admin
(@adilson)
Membro
Entrou: 2 anos atrás

"Agradecemos pelo seu registro e feedback e nos colocamos à disposição."

Responder
Posts: 492
Usuário validado
(@eliana_delmondes)
Prominent Member
Entrou: 2 anos atrás

Prezada, bom dia!

Em complemento a resposta,  cumpre nos informar que referente ao  Livro registro de Ocorrências  (livro manual), de acordo com Decreto 1528/2022-CONSIDERANDO que os avanços tecnológicos têm permitido à Administração Tributária valer-se de controles informatizados para conhecimento das ocorrências verificadas nos estabelecimentos dos contribuintes, dispensando-se a apresentação de livros e documentos físicos e reservando-se ao fisco a prerrogativa de posterior homologação, se for o caso; Dispensa o Registro pela Agencia Fazendária do Domicilio Fiscal.

Responder
2 Respostas
(@augusto-sidegum)
Entrou: 1 ano atrás

Trusted Member
Posts: 46

@eliana_delmondes 

Bom dia Prezada, existe alguma alternativa eletrônica para o termo de ocorrência manual? 

Responder
Adilson
Admin
(@adilson)
Entrou: 2 anos atrás

Membro
Posts: 861

@augusto-sidegum Ainda não há nenhuma previsão na legislação.

Responder
Posts: 6
(@angela-col)
Active Member
Entrou: 1 ano atrás

Bom dia,

Para Empresas que tiveram as atividades iniciadas no ano de 2012 e não fez o livro de Termo de Ocorrências  e esta fazendo hoje o mesmo, como deve proceder, alguma orientação diferente?

Responder
3 Respostas
Adilson
Admin
(@adilson)
Entrou: 2 anos atrás

Membro
Posts: 861

@angela-col Toda empresa ao ser constituída é obrigada a ter todos os livros exigidos pela legislação, e neste caso como não foi feito à época, deverá fazê-lo agora, obedecendo a legislação atual.

Responder
(@augusto-sidegum)
Entrou: 1 ano atrás

Trusted Member
Posts: 46

@adilson No caso, faria o registro dos livros de forma eletrônica?

Responder
Adilson
Admin
(@adilson)
Entrou: 2 anos atrás

Membro
Posts: 861

@augusto-sidegum com exceção do livro RUDFTO-Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências, os demais livros são autenticados dentro do sistema AIDF, através do acesso do contabilista.

Responder
Compartilhar: