Notifications
Clear all

USO DE BEM DO ATIVO IMOBILIZADO

5 Posts
3 Usuários
1 Reactions
470 Visualizações
Posts: 23
Topic starter
(@janice-rodrigues)
Trusted Member
Entrou: 1 ano atrás

Bom dia.

 

Uma produtor rural pessoa física tem em seu ativo imobilizado alguns maquinários, este mesmo produtor rural tem uma empresa do Simples Nacional que faz prestação de serviço, ele quer transferir os maquinários da pessoa física para a jurídica.

Qual operação cabe nesta transferência de titularidade e se terá emissão de documento fiscal qual CFOP seria usado? sendo o sócio da jurídica o proprietário da físico dos bens?

4 Respostas
Posts: 514
Admin
(@rafaela-hosana)
Membro
Entrou: 2 anos atrás

@Divoncir

Responder
Posts: 514
Usuário validado
(@divoncir_brunner)
Prominent Member
Entrou: 2 anos atrás

A  transferência  da  titularidade só pode ser  feita,  sem  fato  gerador,  quando é  IDÊNTICA,  tanto  do  remetente como  do   destinatário (a  mesma  pessoa).

Não  sendo  idêntica,  deixa  de  ser  transferência  e  passa  a  ser  venda.   Diz  a  súmula: “não constitui fato gerador do ICMS o simples deslocamento de mercadoria de um para outro estabelecimento do mesmo contribuinte”.   

 

Nos demais   casos  e  situações   é venda,  a  NFe:

5.551 - Venda de bem do ativo imobilizado.

CST - 20 – Com redução de base de cálculo

O  Anexo  V,  Decreto n 2212/2014  RICMS/MT  diz:

Art. 54 A base de cálculo do ICMS na saída de vestuários, móveis, motores, máquinas, aparelhos e veículos usados corresponderá aos seguintes percentuais do valor da operação:

IV – máquinas e implementos agrícolas: 0% (zero por cento).

§ 8° Relativament​e à saída de máquinas e implementos agrícolas usados, decorrente de desincorporação do ativo fixo ou imobilizado, realizada por estabelecimento de contribuinte do ICMS, a base de cálculo corresponderá a 0% (zero por cento) do valor da operação, desde que ocorra após o uso normal a que se destinarem e decorridos, ao menos, 12 (doze) meses da respectiva entrada, vedado o aproveitamento de crédito do imposto e atendidas as condições estabelecidas nos incisos II e III do § 1° deste artigo.

Responder
2 Respostas
(@janice-rodrigues)
Entrou: 1 ano atrás

Trusted Member
Posts: 23

@divoncir_brunner 

Obrigada.

Responder
Admin
(@rafaela-hosana)
Entrou: 2 anos atrás

Membro
Posts: 514

@orgatec-contabilidade  Agradecemos pelo seu registro e feedback e nos colocamos à disposição

Responder
Compartilhar: