Boa tarde,
1 - Qualquer empresa pode emitir NFC-e, ou existe algum tipo de pré-requisito?
2 – Como saber se estamos obrigados a emitir NFC-e?
Boa tarde,
1 - Qualquer empresa pode emitir NFC-e, ou existe algum tipo de pré-requisito?
2 – Como saber se estamos obrigados a emitir NFC-e?
As empresas contribuintes do ICMS podem utilizar NFCe para acobertar operações e prestações internas, destinadas a consumidor final, em substituição a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), quando utilizada na venda a varejo.
Na hipótese de mercadorias remetidas sem destinatário certo, por meio de veículo ou qualquer outro meio de transporte, para realização de operações fora do estabelecimento, fica, autorizado o uso da NFC-e para acobertar as vendas a consumidor final, pessoa física ou jurídica, não contribuinte do ICMS, ocorridas dentro do território do mesmo município do estabelecimento remetente.
O Microempreendedor Individual (MEI) fica dispensado da obrigatoriedade de uso da NFC-e. Porém, caso deseje optar pelo uso da NFC-e, deverá solicitar o seu credenciamento voluntário.
Poderão também ser dispensados da obrigatoriedade de uso da NFC-e os contribuintes enquadrados nas hipóteses abaixo, mediante formalização, via e-Process, de requerimento para pleitear a respectiva exclusão,
contribuinte que, no exercício financeiro imediatamente anterior, auferiu faturamento não superior a R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), desde que não tenha sido antes obrigado ao uso da NFC-e;
contribuinte, em início de atividade, com expectativa de faturamento médio mensal não superior a R$ 10.000,00 (dez mil reais).
Ou seja, qualquer empresa contribuinte de ICMS com venda a varejo, para acobertar operações e prestações internas, destinadas a consumidor final podem utilizar a NFCe.
Os dispensados da obrigatoriedade de NFCe é o Microempreendedor Individual (MEI);
Contribuintes que no exercício financeiro anterior, teve faturamento inferior a 120.000,00.
Contribuintes em início de atividade com faturamento inferior a 10.000,00 mensal.
Os demais contribuintes do ICMS com venda a varejo estão obrigados a emissão de NFCe.