Notifications
Clear all

[Resolvido] ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTARIA

4 Posts
2 Usuários
0 Reactions
83 Visualizações
Posts: 6
Topic starter
(@alessandra-rodrigues)
Active Member
Entrou: 2 anos atrás

Prezados,

 

Como proceder quando na aquisição de uma mercadoria com NCM 8433.90.90, por exemplo, em que eu considero o produto como substituto tributário, porém, meu fornecedor, que é de dentro do estado, não considera. Assim, eu comprei uma mercadoria que veio sem substituição tributaria e preciso vender com substituição.

Qual medida devo tomar nesse caso para regularização?

3 Respostas
Posts: 2059
Usuário validado
(@aninha)
Famed Member
Entrou: 2 anos atrás

@alessandra-rodrigues, boa tarde!

Poderia, por gentileza,  informar CNPJ do vendedor e a descrição da mercadoria ?

Responder
1 Reply
(@alessandra-rodrigues)
Entrou: 2 anos atrás

Active Member
Posts: 6

@aninha
CNPJ 07.113.318/0001-28

Mercadoria: CHAPA SERRILHADA P/VT SERIE 6 E 7

Responder
Posts: 2059
Usuário validado
(@aninha)
Famed Member
Entrou: 2 anos atrás

@alessandra-rodrigues, bom dia

Da Consulta pública para o CNPJ 07.113.318/0001-28, extrai-se que este tem informado como  C.N.A.E. principal:  2833-0/00 - Fabricação de máquinas e equipamentos para a agricultura e pecuária, peças e acessórios, exceto para irrigação https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Comprovante.asp .

 O contribuinte mato-grossense com atividade econômica classificada na Seção C – Indústria de transformação, que praticam operações com mercadorias elencadas no artigo 1° do Apêndice do Anexo X do RICMS-MT, são credenciados de ofício como substitutos tributários (§ 3º, art. 19 do Anexo X do RICMS-MT).

Na hipótese de a mercadoria “CHAPA SERRILHADA P/VT SERIE 6 E 7, NCM 8433.90.90” tratar-se de “Partes reconhecíveis como exclusiva ou principalmente destinadas às máquinas agrícolas ou rodoviárias”, item 45.1 da TABELA II -AUTOPEÇAS do APÊNDICE DO ANEXO X do RIMCS-MT (grifado) na operação interna o imposto será apurado pelo regime de substituição tributária.

O § 2° do Art. 4°do Anexo X do RICMS-MT não dispõe sobre a hipótese do não recolhimento do ICMS ST pelo substituto tributário.

 Considerando que a unidade de atendimento não possui competência regimental interpretar norma, bemo como propor procedimentos, sugere-se que a interessada se reporte ao órgão consultivo desta SEFAZ-MT, mediante a Consulta Tributária (Artigos 994 a 1013 da Parte Geral do RICMS-MT), para obter os devidos esclarecimentos.

Responder
Compartilhar: